POR QUE LER A BIBLIA.






» Porque por meio dela conhecemos a Deus e ficamos a saber o que ele exige de nós e o que ele nos promete: 2 Tm 3.16; Jo 5.39; 2 Pe 1.4.
» Porque nela se encontra revelado o amor de Deus pelo ser humano: Jo 3.16; 20.30-31.
» Porque nela somos ensinados e habilitados a viver o mais alto conceito de amor: Mt 5.43-48; 1 Co 13; Rm 12.9-21.
» Porque nela encontramos mensagens de consolo e paz: Jo 14.
» Porque nela se encontram os princípios para uma vida de felicidade e harmonia no lar: Ef 5.22-6.4.





COMO LER A BÍBLIA?
Reserve tempo para ler a Bíblia todos os dias. É bom guardar sempre a mesma hora. Dedique tanto tempo quanto seja possível, cuidando para que outras coisas não interrompam ou atrapalhem o seu tempo de leitura e reflexão. Antes de começar a leitura, peça a orientação e a bênção de Deus. Algumas pessoas acham útil anotar num caderno um resumo daquilo que refletiram a partir da leitura bíblica. Dê os seguintes passos para tirar o maior proveito possível das suas leituras diárias.


1. Seleccione um texto bíblico.


2. Examine seu conteúdo:
a. A que classe de livros pertence? (Um livro biográfico, como um dos Evangelhos, que narram a vida de Jesus; um livro histórico, como o Segundo Livro de Samuel, que relata o reinado do rei David; ou uma carta breve a uma pessoa, como as enviadas a Timóteo; ou a uma igreja específica, como as epístolas aos Coríntios.)
b. Qual é o tema geral do livro? (Não há necessidade de fazer estudos extensos sobre o livro. É possível fazê-lo lendo o primeiro e o último parágrafo do livro ou os subtítulos e as introduções, quando a Bíblia utilizada os tem.) 
c. Qual o acontecimento ou qual o assunto registado nos textos lidos?



3. Leia todo o texto para formar uma ideia do que está sendo tratado nele.


4. Identifique palavras e frases. Há alguma palavra ou frase que se repete através do texto? É possível observar alguma relacção de causa e efeito? (As frases repetidas quase sempre são precedidas de "se", "então", "por isso", "porque", etc.) Foi feita alguma comparação? Pessoas, coisas ou conceitos são contrapostos?


5. Leia o texto novamente e pergunte qual será a sua intenção ou propósito. Procure descobrir o que o autor está querendo dizer. Seja honesto. Não procure descobrir apenas o que você está querendo ouvir. A Bíblia contém mensagens que podem mudar vidas.


6. O que aprendeu sobre Deus neste texto? O que aprendeu sobre a natureza humana? Pergunte-se como esta mensagem se aplica à sua própria vida. Existe algo na sua vida que precisa mudar, por ser filho de Deus? O que é que pode fazer por amor ao próximo? Peça a ajuda de Deus para fazer as mudanças necessárias na sua vida, para se tornar uma pessoa melhor.


7. Leia o texto mais uma vez. Há algum versículo que queira memorizar? Por que não o escreve num pedaço de papel e o leva consigo para poder estudá-lo?


8. Agradeça a Deus o que aprendeu e peça-lhe ajuda para poder aplicá-lo na sua vida.


9. Compartilhe com outras pessoas o que está aprendendo.




Fonte: A Biblia Para Todos

1 comentários:

Alex Galdino disse...

Ola,
Parabéns pelo belo e edificante blog, que Deus continue abençoando grandemente sua vida e a dos seus.

Um grande abraço...

Enviar um comentário