Despreziveis e indignos diante de todo o povo - Uma reflexão sobre Malaquias


Sempre que ouvimos falar sobre o livro de Malaquias a primeira coisa que nos vem à cabeça é "lá vem mais uma pregação sobre o dizimo". Mas o livro de Malaquias tem muito mais para nos dar do que apenas o mandamento de dizimar, Deus chama atenção para varias coisas erradas que o Seu povo cometia e Ele não se agradava e que ainda comete devido à falta de conhecimento. 
Mesmo antes de falar sobre o dizimo, Deus exorta os seus sacerdotes em relação à excepção de pessoas que era feita devido ao "status" social, podemos ver isso na passagem de Malaquias 2:7-10.
 
"Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens buscar a lei porque ele é o mensageiro do SENHOR dos Exércitos. Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes a aliança de Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.
Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei.
Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo Deus? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a aliança de nossos pais?"

Infelizmente isto não se passava só naquele tempo, cada vez mais este tipo de diferença está cada vez mais a entrar na Igreja dos dias de hoje. Quantas vezes não vemos pastores atrás de pessoas com um elevado nível social para que possam usufruir dessas companhias até mesmo para poderem usar isso em beneficio próprio. Cada vez se vê interesse entre as amizades, cada vez mais as relações nas igrejas são baseadas nesses valores. E esses valores têm afectado até mesmo a planta da própria igreja e o decorrer do Culto em si.
Durante uma pregação, Deus revelou-me que o facto de pormos as ovelhas na plateia e os pastores no altar é fazer excepção de pessoas. Quantas vezes vamos visitar igrejas que tem esse esquema e quando vamos a dar pelo pregador, ele está a falar para as pessoas que se encontram atrás dele, ao invés de falar para a plateia. Ou seja não está a falar para a Igreja como um todo mas está a separar as pessoas, ou seja a diferencia-las. Temos que ter muito cuidado com isso. É bastante claro o que está escrito nesta passagem, Deus fala nas consequências "... Por isso também eu vos fiz despreziveis e indignos diante de todo o povo.."  e depois na origem das consequências "...visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei."

Podemos também constatar que nesta passagem, Deus não estava a referir-se a ovelhas, pessoas que se sentam no banco da Igreja. Ele está a falar de sacerdotes, dos levitas (que são os que trabalham na obra de Deus). Vamos ter em atenção cada vez mais as nossas atitudes e lutar para essas coisas não aconteçam na Obra de Deus. Jesus está a voltar.
Deus abençoe, 
Sara Crasto

0 comentários:

Enviar um comentário